domingo, 20 de setembro de 2015

Brownie Maria Bolachinha // Desbananando Receitas

Uma receita que vai deixar você ba-ban-do!



Se você está de dieta e não fez exercício nos últimos dias porque estava chovendo, sai daquiiiii. Mas se você resistiu à chuva, foi pra pista, pra academia, pra natação ou mesmo pra rua, então merece um agrado!
E que agrado! Um brownie deliciosíssimo!

Já falamos sobre o curso de Brownies da Maria Bolachinha anteriormente (post aqui). Hoje vamos passar essa receita maravilhosa! Eu (Dé) já levei essa maravilha pra uma reunião do nosso grupo de pesquisa (GPTF/Grupo de Pesquisa em Treinamento de Força - orientados pelo Prof. Dr. Ronei Pinto da ESEF/UFRGS). Foi sucesso total! Todos pedindo a receita então láaa vai!

Anota ai:

Ingredientes:
°200g manteiga
°200g açúcar
°200g chocolate derretido (sugestão: 70% cacau)
°200g farinha trigo
°4 ovos
°4 colheres de chocolate em pó (sugestão: 50% cacau)
°120g frutas oleaginosas quebradas ou processadas (nozes, amêndoas, pistache, castanha do Pará, castanha de caju, castanaha de baru, etc) - essa quantidade é bem a gosto, já fiz brownie usando metade dessa quantidade e também ficou ótimo.

(É bem fácil de decorar a receita, quase todos ingredientes são em 200g - com exceção do chocolate em pó e das oleaginosas pois 4 ovos também vão pesar cerca de 200g).

Modo de Preparo:
1. Derreter o chocolate no microondas em um bowl de vidro.
2. Adicionar a manteiga e levar ao micro mais alguns segundos para derreter.
3. Adicionar o chocolate em pó e o açúcar.
4. Agregar os ovos e a farinha.
5. Finalizar com as oleaginosas, mexer (sempre com a mão, não se usa batedeira em brownie) grosseiramente com um fué e levar ao forno, pré-aquecido, por aproximadamente 15 minutos (pode ficar pronto em até menos tempo que isso, depende do forno).

(O ponto do brownie é diferente dos bolos tradicionais. Tiramos do forno quando a aparência ainda é de bolo cru. Ele já tem uma crostinha em cima, mas se fossemos colocar um palito de dente, ele sairia molhado. É assim mesmo! O brownie continua "assando" mesmo fora do forno e atinge o ponto ideal dessa forma.) 



Uma boa dica é fazer metade da receita (só usar metade das quantidades dos ingredientes)! Ainda mais se você mora sozinha! Assim, ele termina mais cedo e você não come tuuudo by yourself. Outra coisa para lembrar é que como o brownie não leva fermento podemos abrir e fechar o forno quantas vezes forem necessárias. Além disso lembre que ele não vai "crescer". Então, aquilo que você colocar na forma, é o que vai sair do forno (falo da "altura" do bolo). 

Quem fizer posta e marca a gente nas redes sociais! E depois bora caprichar na corridinha porque brownie não brinca em serviço, ele engorda meeeeesmo!

Beijos, 

Dé e Gi ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário