segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Curso de Ecogastronomia e Culinária Orgânica // Desbananando Cursos

Aprender a cozinhar e a se virar na cozinha é bom demais! E quando a gente aprende, além da gastronomia, porque deve haver uma preocupação com os alimentos selecionados, com a produção local e agroecologia passamos a ser melhores cidadãos, pessoas conscientes da sua responsabilidade social. Dar valor a sazonalidade, aos alimentos cultivados na nossa região é tarefa de todo mundo. Uma pena que muitos não se dão conta disso.



Mais um curso muito bacana desenvolvido pela queridaça Biba Retamozo, da Maria Bolachinha. Juntamente com Brunno Ardissone, produtor e proprietário da loja Viver Bem Alimentos, Biba e Brunno deram um show de consciência e falaram sobre o conceito de ecogastronomia - que endossada pelo movimento Slow Food acredita que todos têm direito ao prazer de comer bem, mas com responsabilidade

O Slow Food, tido como uma filosofia de vida para muitos, preconiza o reconhecimento do prazer aliado à alimentação. Diz que devemos aprender a apreciar a larga gama de receitas e sabores e reconhecer a variedade de lugares e pessoas cultivando e produzindo alimentos. Diz também que devemos respeitar os ritmos das estações e apoiar um modelo de agricultura menos intensivo, mais saudável e sustentável. Fantástico, não?

Bem, vamos ao curso! Fomos recebidas na Casa das Bolachinhas com morangos orgânicos, o tradicional e maravilhoso chá de hibisco da Biba e um suco orgânico de butiá, que eu achei sensacional. 



O conteúdo programático do curso era uma incógnita. Ele surgiria do que fosse encontrado na feira da manhã daquela segunda-feira. Os inscritos apenas sabiam que aprenderiam a fazer uma foccacia de malte e um docinho de morango. O resto era surpresa total!

E que cardápio surgiu: além da foccacia, tivemos um Porco de Panela (que leva suco de laranja e mel), um Risoto de Quinoa com Brócolis (que foi encorpado utilizando-se apenas um creme de aipim cozido - dispensando a tradicional nata que finaliza risotos), uma saladinha orgânica (com um vinagrete delicioso de limão bergamota, gengibre, mel e azeite) e o delicioso docinho de morango com merengue e chocolate. 



O Desbananando foi autorizado a divulgar a receita da foccacia e é com prazer que o fazemos:

Foccacia de Malte

INGREDIENTES:
°500g de farinha de trigo branca
°13g de sal
°60g de malte
°300ml de água
°10g de fermento biológico fresco (aquele fermento para pães)
°20g de açúcar
°35ml de óleo

MODO DE PREPARO:
1. Fazer o fermento (diluir em água, não muito quente).
2. Misturar os ingredientes todos e amassar por alguns minutos.
3. Deixar a massa descansar.
4. Moldar a foccacia em uma forma untada com bastante azeite de oliva e deixar descansar mais uma vez.
5. Finalizar com azeite de oliva, sal grosso e os ingredientes desejados (a tradicional leva apenas azeite e alecrim, mas pode-se utilizar cebola, azeitonas, manjericão, tomate cereja, etc). Nós finalizamos com molho pesto e tomate cereja.
6. Assar em forno pré-aquecido a 220°C, por 10 minutos. 




Entre uma preparação e outra, Brunno falava sobre alimentos orgânicos, sobre a importância de cultivarmos nossas raízes, nossa alimentação e hábitos locais. Mais uma tarde super agradável de muito aprendizado. 


Porco na Panela, com cenouras orgânicas e molho de mel e suco de laranja

Risoto de Quinoa com Brócolis

Morangos confitados com merengue e chocolate 

Quem quiser participar dos futuros cursos da Biba fica de olho no facebook da Maria Bolachinha. 

Em setembro, será nossa vez de estar do outro lado da bancada, ministrando o curso juntamente com a Biba. Será um curso de Culinária Leve, com lanches práticos e saudáveis para fazer em casa: empanadas, cremes e o nosso queridinho bolo integral de banana.



Informações e inscrições em: http://www.mariabolachinha.com.br/#!product-page/c136y/95bf3aee-b27b-08ca-ecc9-eb01df0c0fde 

Para acompanhar os cursos da Biba: https://www.facebook.com/mariabolachinha?fref=ts

Beijos gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário