terça-feira, 4 de agosto de 2015

Curso de Brownies - Maria Bolachinha // Desbananando Cursos

Brownie, palavrinha mágica que desperta água na boca sempre que mencionado, sempre que uma foto é mostrada. Ele pode ser uma sobremesa ou pode harmonizar um coffee break. Pode ser leve, embora a maioria seja mais pesada, de sabor bem intenso. Pode ser servido quente ou gelado. Com sorvete ou com calda de frutas. Muito usado em lembrancinhas, como finger food ou petit four. Já imaginou saber fazer um bom brownie? Que estrago e que dádiva! 



Aprender a fazer brownies é aquela coisa meio maravilhosa e meio infernal. Brownie é tão bom que a gente faz e tem que sair distribuindo pedaços para os amigos, caso contrário come-se tudo sozinho e ai, meu amigo, te vira na academia para queimar as calorias! O Desbananando teve o privilégio de fazer um curso com a queridaça Biba Retamozo, jornalista, cozinheira, padeira e confeiteira formada pelo SENAC-RS. Biba criou, quando ainda atuava no jornalismo, a confeitaria Maria Bolachinha e hoje se dedica quase que exclusivamente a essa grande paixão. A Casa das Bolachinhas, como Biba chama seu cantinho, é um espaço muito fofo onde ela mora, produz seus doces maravilhosos e, mais recentemente, ministra cursos de culinária.


O conteúdo programático do curso incluía uma receita base de brownie (que é utilizada em todas as outras receitas - com adaptações), um microbrownie de chocolate meio amargo com amêndoas de cacau (aqueles pequeninhos, para servir junto com um cafezinho), cupcakes de brownie de chocolate intenso com castanhas do Pará, brownie de doce de leite com crocante de nozes (esse foi o campeão do dia, di-vi-no), além de alguns "brindes" da Biba: como fazer morangos confitados, um bom ganache, crocante de nozes, brownie de chocolate sem farinha (quase um "sem glúten") e a sua famosa Torta Brownie. Sim, o segredo dos grandes chefs é não ter segredo algum. Revelar a receita do seu "melhor produto" não faz de você um alvo fácil dos concorrentes. Faz de você uma pessoa do bem. 



Enfim, foi uma tarde suuuper agradável. Assistimos e ajudamos na preparação dos brownies, aguardamos enquanto eles estavam no forno, e depois nos deliciamos provando cada um deles. O Desbananando super recomenda tardes assim. Faz bem pra alma e pro coração. Preparados para as fotos?


A famosa "Torta Brownie"

Cupcake de Brownie com Ganache

Brownie Clássico

Brownie com Calda de Morangos Confitados

Voltando às calorias do brownie, o Desbanando calculou a informação nutricional das receitas que seriam preparadas no curso. É o tipo de coisa que não se faz! hehehe Uma receita inteira tem em torno de 5500 kcal. É... nem correndo uma maratona a gente queima tudo isso. Então, parcimônia gente! Não deixem de cozinhar pensando nisso, mas por favor, não façam um brownie a cada 2-3 dias (totalmente desnecessário esse parágrafo do post né gente?).

Quem quiser participar dos cursos da Biba, segue a Maria Bolachinha no face (https://www.facebook.com/mariabolachinha) e instagram (@mariabolachinha)! Tem muita coisa bacana vindo por ai!

Beijos gente!

Dé e Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário