quinta-feira, 2 de abril de 2015

Por que é necessário se alimentar bem, pequeno nadador? // Desbananando Discussões

Muita gente fala sobre alimentação saudável hoje em dia, mas de fato, quem tem uma dieta que se enquadraria no termo “saudável”?


Primeiro é importante entender o que, de fato é, ser saudável. A palavra saudável, de acordo com o dicionário, significa: 1. Bom ou conveniente para a saúde; higiênico, salubre. 2. Benéfico, útil. 3. Que dá alegria. 4. Que satisfaz a uma necessidade ou melhora uma situação. 

Assim sendo, já posso até adivinhar o que alguns estão pensando: “uma bolacha recheada me traz uma alegria imensa!”. Ok, hehe, todos sabemos que a bolacha recheada está no grupo de alimentos que mais prejuízos traz à saúde das pessoas em geral. Junto com ela os salgadinhos, os refrigerantes, os lanches estilo Mc Donalds, os sucos e bolachas industrializadas, as balas, os doces em geral, chocolates, comidas congeladas, etc. Vocês conhecem bem esses alimentos, eu sei disso ;) Vou chamá-los aqui de “alimentos modernos”.

Mas vamos pensar um pouco mais afundo. Por que será que esses alimentos são considerados tão ruins pelas nutricionistas? Por que uma banana, um copo de leite, um bife de frango ou um iogurte são tidos como alimentos mais saudáveis?




Porque além de alimentar (matar sua fome) eles NUTREM. Simples assim. E o que isso significa? Que você não simplesmente comeu por impulso e deu ao seu corpo apenas a energia que ele precisava. Mais do que isso, você deu a ele NUTRIENTES. Energia (calorias) todos alimentos tem, uns mais outros menos. Mas de nada adianta ingerir aqueles alimentos cheios de calorias que chamamos de “calorias vazias”, calorias sem nutriente algum. Se você é atleta, a sua performance depende muito dos nutrientes (vitaminas e sais minerais) que vem da sua alimentação. Algumas empresas alimentícias até adicionam algumas vitaminas nessa classe ruim de alimentos, no entanto, o corpo não consegue absorver esses micronutrientes da mesma forma. Tudo que é criado pelo homem, tudo que é artificial, não tem o mesmo valor do que vem pronto na natureza. A natureza é sábia, sabe o que faz.

Além da falta de (ou da adição artificial) de vitaminas e sais minerais, outro grande problema desses “alimentos modernos” é a quantidade absurda de sal, açúcar e gordura. A indústria é muito esperta, e pode ter certeza de que ela não está nem um pouco preocupada com a sua saúde, ela só pensa no lucro dela. Adicionam uma grande quantidade de sal, açúcar e gordura pois já descobriram que essa mistura é algo quase que viciante para nós humanos. Diz ai, quem consegue abrir uma caixa de BIS e comer uma unidade somente? Quem compra um Ruffles e consegue parar de comer antes de acabar o pacote? Pois é, esses alimentos contém basicamente sal, açúcar e gordura (muita gordura). E não se engane, produtos salgados sempre contém um pouco de açúcar (exemplos: mostarda, molho de tomate, etc) e os doces também sempre vem com uma quantidade considerável de sal. É só olhar na lista de ingredientes.

Nesse momento você deve estar se perguntando: mas e por que o sal, o açúcar e a gordura são tão maléficos para o funcionamento do nosso corpo?

Antes de qualquer coisa é imprescindível lembrar-vos do fato de que vocês são ATLETAS. E atleta para se destacar, tem que atingir o máximo da sua saúde física e emocional. Você só será um talento se: 1. Tiver a aptidão física para tal (e isso está na sua genética, você nasceu pra coisa ou não nasceu); 2. Treinar muito e 3. Cuidar da alimentação. E por “cuidar da alimentação” eu quero dizer: ter uma alimentação saudável e só eventualmente sair fora e cometer uns pecadinhos (pecadinhos fazem parte, mas eles sempre tem que ser exceções, não podem acontecer todos os dias, se não são considerados rotina).




Voltamos aos três ingredientes aqueles. O sal não tem calorias mas é ruim porque, em excesso, pode fazer sua pressão subir e isso pode desencadear várias doenças paralelas. O açúcar é cheio de calorias, e calorias vazias conforme eu expliquei anteriormente. Você come, ele mata sua fome, mas em pouco tempo seu estômago já está roncando de novo – o açúcar te alimentou, mas não te nutriu! Além disso, o consumo exacerbado de açúcar pode desencadear a Diabetes, que é uma doença bem perigosa. Já a gordura consegue ter mais calorias ainda que o açúcar. Existem gorduras boas, que o nosso corpo precisa receber. Entre elas posso citar: a gordura que tem no abacate, nas castanhas, no azeite de oliva, nos peixes, dentro da sementinha da linhaça, etc. A gordura animal, as frituras, os alimentos processados, quando consumidos em excesso, acumulam placas de gorduras nossas artérias. Isso prejudica a circulação sanguínea e com o tempo pode levar a complicações bem sérias. Além disso, muita gordura na alimentação sempre vai acarretar em ganho de peso. Quem engorda tem mais dificuldade de carregar esse peso extra na água, e acaba se tornando mais lento. Por isso é importante manter o peso. Nada de ser super duper magro, aquelas pessoas com os ossos aparentes. Essas não tem nada de massa magra, e também não vão se destacar no esporte.

O mundo atual está cheio de “armadilhas”, mas se você deseja atingir o seu sucesso particular tem que ser dono da sua vida. Não deixe de ir a festas de aniversário, e nem recuse aquela pizza gostosa que a mãe pediu de tele-entrega, mas saiba também valorizar os alimentos que te nutrem, que te fazer crescer e desenvolver bem e que, acima de tudo, te colocam num estado propício para uma boa performance dentro da água!

Ser saudável não é over. Ser saudável é o que vai te levar longe. Jamais esqueça disso!


Beijos, Feliz Páscoa!

Dé e Gi ;)

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