quinta-feira, 26 de março de 2015

Produtos Verde Campo // Desbananando Rótulos

Nós aqui do blog não defendemos (nem de longe) que a lactose e a proteína do leite são ruins para todas as pessoas, mas com certeza quem convive com esses contratempos alimentares muitas vezes fica de cabelo em pé! 

Cuidar do que ingere 100% do tempo não é tarefa fácil. Muitas vezes, não poder comer alguns produtos, comumente utilizados no dia a dia ou em preparações comuns, é motivo de desânimo e frustração. 



Sabendo disso sempre fico muito feliz em encontrar uma marca que se compromete em oferecer uma gama de produtos especializados em restrições alimentares. Recentemente, experimentei alguns produtos da marca Verde Campo, então resolvi analisar alguns deles: Queijo Cottage sem Lactose, Iogurte Grego sem Lactose e o Iogurte de Soja. Será que são boas opções para quem tem restrições?


A marca Verde Campo é de Minas Gerais, só de ouvir a palavra Minas eu sinto cheiro de pão de queijo, vocês não? Uma marca de laticínios de Minas? Deve vir coisa boa por aí. Ao menos no sabor. Eles prezam por proporcionar uma vida mais leve e saudável ao consumidor, legal né?


Vou começar analisando o  Cottage LacFree, para quem nunca experimentou o queijo cottage, ele é uma espécie de coalhada mais 'magrinha". 

Vamos analisar a lista de ingredientes: 

Leite desnatado pasteurizado, creme de leite, sais minerais de origem láctea (concentrado mineral lácteo, cloreto de sódio e dióxido de silício), enzima lactase, cloreto de cálcio, fermento lácteo, estabilizante (carragena, goma xantana e goma guar) e conservador sorbato de potássio. 

Os dois primeiros ingredientes são a grande essência de um queijo cottage mesmo. Não se assuste com o creme de leite, pois na sua composição final ele não fica tão gordinho não, o leite desnatado está ali equilibrando tudo, ufa! Não sei se teve algum motivo específico para inserir os sais minerais, isto pode ter contribuído para aumentar o sódio por porção, veremos mais adiante. Enzima lactase: ela é utilizada em quase todos produtos zero lactose, pois é a enzima responsável por fazer a quebra da lactose. O fermento lácteo e os estabilizantes trabalham para aumentar a consistência do produto, mas será que precisava de todos esses, Verde Campo?  E, por fim, temos um conservante, ao menos é só um. Não temos corantes, nem aromatizantes ou conservantes cancerígenos, como o BHT, yay!

Uma porção de 50g (2 colheres de sopa), contém: 1,6g de carboidrato, isso é, quase nada. É só a pequena fração de lactose que foi quebrada. Contém 6,6g de proteína, podendo ser considerado um produto de alto teor de proteínas (segundo a ANVISA, considerando a Ingestão Diária Recomendada (IDR) para a média da população). Contém pouca gordura (3,5g), mas infelizmente a maior parte é a saturada (2,6g). Por fim, contém 120mg de sódio, mas para ser considerado com baixo teor de sódio deveria conter 120mg de sódio ou menos em uma porção de 100g, e neste produto temos isto em 50g. Puxa! Entretanto, mesmo assim o teor de sódio é bem menor do que muitos outros cottages que já vi no mercado. 

Sabor: O sabor é beeem gostoso. Não é ácido. Tem um gostinho de queijo bem leve mesmo. Ótimo para adicionar em pães, lasanhas, pastéis ou até mesmo incrementando batatas assadas. Por que não?


Iogurte Grego35 - sabor Morango


IngredientesLeite desnatado pasteurizado, preparado de morango com pedaços (maltodextrina, morango, amido modificado, aroma idêntico ao natural de morango, corantes naturais carmim de cochonilha e urucum, conservador sorbato de potássio e acidulante ácido lático), leite em pó desnatado, amido modificado, enzima lactase, fermento lácteo, estabilizante gelatina e edulcorante sucralose.

Admito que fiquei olhando a lista de ingredientes do iogurte de morango (que foi o que experimentei) e fiquei pensando: "esse preparado de morango deu uma leve estragada nos ingredientes". Aí fui eu procurar a lista de ingredientes do mesmo iogurte na versão Original e olha aí: Leite desnatado pasteurizado, leite em pó desnatado, amido modificado, enzima lactase, fermento lácteo, estabilizante gelatina e edulcorante sucralose.

Não é que os ingredientes são exatamente os mesmos, apenas diferenciando pelo preparado de morango? E é ali, que para mim, estão as piores coisas: maltodextrina, amido modificado, aromas, corantes e conservantes. O resto dos ingredientes está bem OK. Ele é adoçado com sucralose, um adoçante natural da cana de açúcar. Dentre os adoçantes comumente utilizados na indústria é o que eu mais gosto. Então, vou dar a minha dica: compre o original e adicione o "sabor" em casa: coloca morangos por cima, granola, aveia, oleaginosas, outras frutas ou até geléia 100% fruta. Mil vezes melhor né? E ainda, mais saudável e com mais nutrientes. 

O 35 no final do nome se refere às calorias por porção. O QUÊ? Sim, um potinho contém APENAS 35kcal, incrível não? Muito bom para quem está em dietas restritivas. Sobra bastante espaço para adicionarmos calorias com os nossos aditivos caseiros (palminhas de felicidade)! Obviamente, por ter pouquíssimas calorias, ele também não tem muito carboidrato, proteína, nem gordura. A maior parte? É proteína (2,9g)! Tem bem pouco sódio (38mg) e apenas 135mg de cálcio (poderia ter mais, né?). 


E o Iogurte de Soja Verde Campo


Ingredientes: Água, açúcar, extrato de soja, preparado polpa de banana, mamão e maçã com pedaços (açúcar, banana, maçã, polpa de mamão, espessante carboximetilcelulose, acidulante ácido lático, aroma de banana, mamão e maçã, conservador sorbato de potássio, corante natural de urucum e corante artificial vermelho 40), estabilizantes (amido e pectina), antiumectante fosfato tricálcico e fermento lácteo.

Como anteriormente, o "preparado de frutas" deixa a desejar, pois contém espessantes, diversos aromas, corantes e conservante. Peço de mãos juntas que os fabricantes de iogurtes se dediquem a realmente adicionar mais frutas nas preparações, assim ninguém irá precisar de corantes e aromas artificiais... queremos os naturais das frutas, poxa! Como já disse ali acima, normalmente a opção sem sabor tem beeem menos aditivos. Não é a toa que já fiz um pedido para a Verde Campo para que façam uma versão do iogurte de soja "Sabor Original".  


Pontos positivos: Tem 18g de carboidrato a cada 200g do produto, uma quantidade relativamente pequena para um produto que leva açúcar na composição. Tem pouquíssimo sódio, APENAS 5,6mg (imagine a nutri dando três pulinhos de alegria agora)! Outra parte muito interessante do produto é que contém 300mg de cálcio a cada 200g, isto equivale a 30% das necessidades diárias (excetuando-se idosos e gestantes). Isso é muuito importante, pois quem decide por comprar um produto de soja, normalmente ou é vegano ou é alérgico à proteína do leite. Nestes casos, por mais que a dieta seja super saudável e equilibrada, não é NADA FÁCIL de atingir a recomendação de CÁLCIO. É óbvio que eu prefiro que um paciente coma fontes naturais de cálcio do que este inserido artificialmente ao produto, entretanto às vezes isto se faz necessário e torna-se uma estratégia na dieta. 
     

Sabor: Isso com certeza é um PONTO FORTÍSSIMO, o sabor é muito bom! Não parece que você está consumindo um produto de soja. A Verde Campo conseguiu mascarar direitinho o sabor estranho da soja. Para o meu paladar poderia ser ainda menos doce, mas eu sou suspeita, prefiro muito mais o sabor de iogurte natural amarguinho do que um doce à lá Danoninho - eca! Enquanto isso vou esperar ansiosamente que a Verde Campo faça um iogurte de soja sabor Original hehehe



Obviamente, os produtos contém uma composição perfeita do ponto de vista nutricional. Entretanto, para quem tem restrições alimentares, sabemos que as opções ainda são escassas no mercado. A Campo Verde tem beeem mais produtos, e as nossas Desbananadas não precisam acabar por aqui. No site deles vocês podem encontrar todos os produtos. Dos produtos sem lactose, podemos encontrar: requeijão, queijo mussarela e até creme de leite, ah, dá uma olhada no Iogurte LACFREE Natural Sem Adoçante! Ingredientes nota 10Espero que tenham gostado da postagem!

Abraços,

Gi e Dé! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário