sexta-feira, 20 de março de 2015

Barra de Cereal Hart's // Desbananando Rótulos

A embalagem transparente mostra uma barrinha cheia de grãos e sementes, sem cobertura de chocolate. Algo raro quando se fala em barras de cereal. Será que as barrinhas da Hart's são mesmo tudo de bom como parecem ser? 


É até difícil permanecer imparcial quando se fala dos produtos da empresa Hart's. Como nutricionista, eu os considero o "joio separado do trigo" ou melhor, "o trigo separado do joio" que é a maioria das barras de cereal encontradas no mercado. Mas vou aqui, tentar manter uma neutralidade e analisar bem afundo a informação nutricional desses produtos.



Primeiramente, eu sempre digo isso a meus pacientes. O código de ética do nutricionista diz que não deveríamos citar marcas afim de induzir a escolha de determinado alimento. Mas como não citar marcas se para uma determinada categoria de alimento eu tenho um verdadeiro lixo (desculpa a sinceridade) de barrinha como a Ritter, Nutry e TRIO e um xodózinho do patamar/nível da Hart's? Complicado né? Se eu disser pro meu paciente, "nesse momento quero que comas uma barra de cereal" e ele comprar uma TRIO de Brigadeiro, eu juro, que preferia ver ele comendo um chocolate (de boa qualidade, óbvio).

A Hart's é um empresa pequena situada na cidade de Pareci Novo. A webpage da empresa mostra que a filosofia difere muito das grandes indústrias: "As nossas barras são elaboradas com ingredientes selecionados e formulações exclusivas. A Hart's Natural foi criada com a intenção de proporcionar às pessoas uma barra de cereal saudável e também muito saborosa, sem o uso artificial de cor, sabor ou conservantes." O fabricante continua: "Todas as barras Hart's são livres de gordura trans, sal e açúcar". 

A empresa oferece quatro barrinhas diferentes: Vita Sete (barra de cereais, sementes, castanhas e passas); Maçã & Amêndoas (barra de maçã, amêndoas, aveia, linha e canela); Super Mix (barra de castanhas, sementes, passas e flocos sem glúten); e Coconut (barra de coco, chia e castanhas). As duas últimas são livre do glúten. Mas para que ela realmente seja livre de glúten, o local da produção não pode ser o mesmo das outras barras. 

Então vamos analisar a lista de ingredientes. Primeiro da minha favorita: Vita Sete.

Aveia (êe primeiro ingrediente aprovadíssimo!), castanha do Pará (sensacional segundo ingrediente), uva passa, quinoa, semente de linhaça, semente de girassol (até agora tudo per-fei-to), gergelim, mel (eba, não usa açúcar para adoçar), estabilizante natural de lecitina de soja (ok), óleo de girassol (esse eu passava, mas perdoado), glicose de milho (gostaria de provar a barrinha sem essa glicose já que temos o mel, mas como é um dos últimos ingredientes, ok), antiumectante bicarbonato de sódio. 

Confesso que mesmo com a glicose de milho, é a melhor lista de ingredientes que eu já vi em uma barrinha de cereal. O fabricante não "mentiu" ao dizer que a barrinha não tem açúcar (pois refinado, sacarose, não tem mesmo), mas glicose de milho é praticamente a mesma coisa. Fica a sugestão: não seria possível fazer a barrinha sem essa glicose?

As outras barrinhas seguem esse mesmo padrão de ingredientes. As duas versões sem glúten apenas tiveram a aveia trocada pelos flocos de arroz. Não sou muito fã desses flocos de arroz, mas para quem é celíaco, é o jeito.E mesmo os flocos, podem ter glúten, dependendo do solo onde o arroz foi plantado. Assim como durante todo o processo de fabricação da barrinha de cereal. Se os mesmos equipamentos ou até mesmo se os locais forem próximos, pode haver a "contaminação" do glúten. Um e-mail será enviado à Hart's para verificar se existe esse controle. Atualizaremos o post assim que tivermos um retorno.

Voltando às barrinhas, cada uma tem em torno de 2 - 3g fibras, o que é uma quantia considerável. De acordo com a nova legislação da Anvisa, um alimento é rico em fibras se contém 5g na porção ou 6g em 100g de prato preparado. Para ser fonte de fibras, o alimento deve conter, pelo menos, 2,5g de fibra na porção ou 3g a cada 100g. Assim sendo, podemos considerar (de acordo com tabela nutricional do website da empresa Hart's) que as barrinhas Coconut e Maçã e Amêndoas são ricas em fibra e Vita Sete e Super Mix se enquadram na categoria fonte de fibras.

Se a gente for comparar com a quantidade de fibras das barras Nutry, TRIO e Ritter, não precisamos de argumento algum para dizer que a Hart's dá de goleada! Tipo os 7x1 da Alemanha no Brasil. O gosto não é artificial (muito antes pelo contrário) e o tempo para mastigar/comer uma barrinha inteira já nos demonstra o quanto ela é realmente diferente das demais. Tem tudo para nos manter saciados por mais tempo. Na contramão temos, obviamente, o preço. Enquanto as barrinhas ruins são vendidas a R$3 por uma caixinha de 3 unidades, cada barra da Hart's custa aproximadamente esse valor. E quanto custa uma tortinha de limão na padaria mais próxima de você?

Todas as barras se caracterizam também por ter um considerável teor de lipídios, mas ao analisar a tabela percebe-se que esse teor se deve ao uso das oleaginosas (gorduras boas, yay!).

Well, que mais posso dizer? Por um mundo com mais Hart's...


Hart's, uma LEGÍTIMA barrinha de cereal!

Espero que tenham gostado! No próximo post, analisaremos as barras de fruta passa da Hart's. Barra LOVE. Será que são tão LOVE quanto prometem?

Beijos

Dé & Gi

4 comentários:

  1. Adorei o post, gurias! Assim como vcs, tb sou super fã da Hart's (especialmente a linha LOVE, aguardo a desbananada!). Outro amor de cereal meu é a Nature Valley, vcs vão desbananar essa tb? 😁 Parabéns, ótima avaliação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão devidamente anotada, Gabi! Nature Valley está na fila para ser desbananado! Obrigada pela sugestão!

      Excluir
  2. Olá, meninas!
    Também sou super fã da Hart´s! Foi amor a primeira, segunda, terceira vista... mas a primeira mordida foi avassaladoramente incrível! Não abro mão de qualidade na alimentação saudável e fico feliz por esta escolha estar super aprovada!
    Indico também a BeNuts Macadâmia, também da Hart´s e igualmente deliciosa!
    Parabéns pelo blog! Super beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Fui apresentada outro dia aos produtos da Hart's! Huuuummmm que delícia,inigualável,incrível,serei fiel para sempre!!!

    ResponderExcluir