sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Real Sandwich // Desbananando Receitas

Sobre o que é um VERDADEIRO sanduíche...


Aconteceu (milhares de vezes) em consultório:

"Fulano, o que tu costuma comer no jantar?"
"Ah, eu sempre faço um sanduíche!"
"E o que tu coloca no teu sanduíche?"
"É duas fatias de pão integral, margarina, queijo e presunto."

Confessa, teu sanduíche também se resume a 4 ingredientes: pão, algo para molhar o pão, queijo e presunto/peito peru/salamito/mortadela. Acertei?
Poxa vida, isso nem deveria ser chamado de sanduíche! O sanduíche é uma ótima oportunidade para aumentarmos nosso aporte de fibras e micronutrientes, uma vez que todas os legumes/verduras contém uma quantidade considerável de vitaminas e sais minerais. 

Dá uma olhada nesse sanduíche aqui:



Feito com pão sírio, esse sanduíche levou: requeijão light, cenoura ralada, salsão picado (uma pena que não apareceram na foto), abacaxi picado (sim, frutas ficam deliciosas no sanduíche), alface (3 generosas folhas), tomate, beterraba ralada, peito de peru, queijo mussarela, azeite de oliva e manjericão (da horta). Contando os legumes/verduras/frutas: 7 (sete!!). E muitas outras cairiam bem: pepino, pimentão, cebola, outros tipos de folhas verdes, abobrinha, etc.
Éeee, tá faltando criatividade nesse povo!

Vamos analisar mais afundo essa refeição:



O sanduíche apresenta aproximadamente 395 kcal. Pode tranquilamente ser utilizado para substituir uma refeição (sempre se dá preferência para a comida de panela, mas né, nem sempre temos tempo de cozinhar). Possui 45,7g de carboidrato e 20,5g de proteína, ou seja, é uma ótima opção para  período pós-treino. Esses 20,5g de proteína quase chegam na quantidade proteica de um scoop de whey protein. Além disso, dos 14,4g de gordura, apenas 5g são de gordura saturada! Yay, amamos gorduras poli e monoinsaturadas. Pra fechar, sanduíche tem incríveis 4,2g de fibras, é boa fonte de cálcio e apresenta quantidade considerável de ferro e potássio. O cuidado fica no sódio, contido - principalmente - nos frios. Não dá para exagerar!

No próximo post, receita de um sanduíche quente super fácil e delicioso: carne moída e abacaxi (e um ou outro ingrediente chave). Aguarde! Para quem ficou curioso, tem foto dele no meu instagram pessoal (@dehfinger). 

Já sabem o que fazer hoje a noite no jantar, não sabem?


Beijão 
Dé e Gi ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário