quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pizza de Pão Sírio // Desbananando Receitas

A pizza é um alimento totalmente massacrado na sociedade atual. Mas será mesmo que ela é tão ruim assim, nutricionalmente falando?


A pizza está num roll de alimentos tidos como os vilões da obesidade no cenário mundial. De fato, a grande quantidade de queijos (gordos) e a natureza dos toppings mais utilizados a torna bastante calórica. Uma fatia dessas pizzas de tele-entrega (que geralmente tem a massa mais grossinha) chega fácil em 350 kcal. Já as pizzas congeladas vem atrolhadas de sódio e a tabela nutricional costuma enganar bem. Ela diz, por exemplo, que uma fatia de pizza de Calabresa da Sadia tem 189 kcal, mas essa fatia tem apenas 77g. Ou seja, divida a pizza (que já não é grande) em 6 fatias e terás essas 189 kcal. A maior parte das pessoas que eu conheço comem, metade ou a pizza inteira. Metade terá 567 kcal, e inteira 1135 kcal (com absurdos 3.720mg de sódio). A pizza de 4 Queijos é mais calórica ainda, apresenta 1230 kcal - inteira. 

Mas então se a gente fizesse nossa própria pizza em casa (nada melhor que algo homemade), utilizando bons ingredientes? Mesmo assim seria taxada como algo ruim/proibido?

Para meus pacientes, essa receita não é novidade. Eu vivo falando nela e quem faz geralmente se apaixona. Olha se você não enche a boca de água com essa foto!



Bom, vamos aos ingredientes (a porção é individual):

° 1 pão sírio (existem versões integrais!!)
° 3 colheres sopa de molho vermelho - pode ser pronto caso você não tenha tempo de fazer o seu
° 2 fatias queijo mussarela
° 70g frango grelhado - eu temperei o meu com limão, curry, azeite de oliva, chimichurri e sal
° 5 tomatinhos cereja
° algumas folhas de manjericão

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno em 180°C.
2. Depois de cortar em cubos e temperar o frango - e o melhor tempero, na minha opinião, é aquele que aprendi com a Rita Lobo no livro Pitadas da Rita: limão, curry, azeite de oliva, alho e sal (prometo fazer um post só sobre isso) - aqueça uma frigideira antiaderente. Quando estiver quente, adicione um pouco de óleo e espere ele ficar bem quente para largar os pedaços de frango. Se tiver uma frigideira de cerâmica ou dióxido de titânio nem precisarás de óleo. Grelhe por poucos minutos. Cozinhar demais o frango deixa ele duro.  
3. Em um pão sírio, coloque as 3 colheres de sopa de molho vermelho. Eu sempre coloco uma pitadinha de sal por cima quando utilizo os molhos prontos pois eles geralmente são levemente adocicados.
4. Adicione as fatias de queijo, o frango, os tomates (cortados ao meio) e o orégano. 
5. Leve ao forno até que o queijo derreta. Tire do forno e acrescente as folhas de manjericão.

Simples assim. E melhor que muita pizza vendida por ai! Melhor no sabor e nos nutrientes. Olha só a análise nutricional dessa refeição:



São 445 kcal numa refeição rápida e completa! Tem gente que nem vai aguentar comer ela inteira... Talvez o único ponto que pudesse ser aprimorado seja a quantidade de fibras. Mas ai é só fazer uma saladinha variada, acrescentar sementes de girassol, linhaça, chia ou gergelim e pronto!

Sim, a pizza também pode ser uma boa opção! É só saber utilizar os ingredientes corretos! E pra isso, basta ser criativo. Outras opções de toppings bacanas: marguerita (queijo, tomate, manjericão); milho e requeijão; peito de peru e abacaxi; vegetariana (brócolis, cenoura, tomate, ervilha); etc.

PS: a cerveja é sem álcool! ;)

Get cooking!
Beijos Dé e Gi ;)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário