quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Iogurtes Do Tambo // Desbananando Rótulos

A indústria adora fazer você acreditar que aquele iogurte que "regula o trânsito intestinal" ou o outro com a "cremosidade dos gregos" é super saudável. Mas será mesmo? E esse monte de aditivos adicionados? Afinal de contas, iogurte não deveria ser apenas leite e fermento lácteo?


O Desbananando analisa hoje uma das opções mais bem comentadas do mundo dos iogurtes: os iogurtes Do Tambo.



Basta uma colherada para se apaixonar.

Esse é o slogan da marca. No caso das nutris, "basta uma olhadinha na tabela nutricional para se apaixonar". E vou explicar o porquê. Dá uma olhada nessa tabela nutricional do iogurte Do Tambo de Mamão:


Dá pra ver que, apesar de não ser 0% gordura os iogurtes tem uma quantidade de gordura muito pequena. A maioria dos diversos sabores oferecidos tem 1 e 2g de gorduras totais. O único que tem um pouco mais é o de Nozes com Passas, que possui 10,8g de gorduras totais (em função da adição das oleaginosas). Nesse caso, a gordura saturada continua menor de 2g, indicando que o acréscimo de lipídios é exclusivo mesmo do uso das nozes.

Além disso, cada unidade tem uma média de 8 - 9g de proteína. Uma quantidade bem expressiva. Existem iogurtes com um teor proteico maior? Sim! No entanto, essa proteína já vai dar uma boa saciedade ao consumidor.

O carboidrato varia um pouco mais de sabor para sabor. A lista de ingredientes nos mostra que realmente não há açúcar sendo adicionado:

Leite parcialmente desnatado, mamão, leite em pó desnatado, fermento lácteo e sucralose.

A sucralose é utilizada para adoçar o produto e a gente sabe que, dentre as opções de adoçantes, ela ainda é a melhor opção. A sucralose, cujo consumo é aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), é derivada do açúcar, mas como o corpo não a reconhece como açúcar ela não é metabolizada pelo organismo. Assim sendo, passa sem se modificar pelo trato digestório e portanto, não possui calorias.

Cada iogurte ainda tem uma média de 300mg de cálcio (Yay! Três unidades ao longo do dia chegariam bem próximo da recomendação diária do mineral) e aproximadamente 120mg de sódio. A versão sem fruta é a que tem maior quantidade de sódio na porção:144mg. Essa quantidade é comumente encontrada nos iogurtes em geral.


LINHA SEM LACTOSE

Além da linha tradicional, Do Tambo também oferece a linha sem lactose (para os intolerantes). Nesse caso, além dos ingredientes presentes nos outros iogurtes, também se percebe a presença da enzima lactase:

Leite parcialmente desnatado, leite em pó desnatado, fermento lácteo, enzima lactase, sucralose e aroma natural de baunilha.

Isso significa que, a lactose não foi retirada do produto, mas foi quebrada a glicose e galactose pela ação da enzima adicionada.


Povo, com tanta coisa boa, não preciso nem dizer que o produto foi suuuper aprovado pela gente né?! É muito legal ver uma empresa realmente preocupada com a saúde do consumidor.
Os iogurtes podem ser encontrados no Bourbon Zaffari, e custam um pouco mais que as outras marcas. Paga-se o preço pela qualidade nutricional do produto. Sempre digo, prefiro que comas um iogurte de qualidade ao dia do que dois, de má qualidade.
Além disso, para quem mora em Porto Alegre, dá pra comprar direto com a empresa. O valor é mais baixo e eles contam com serviço de tele-entrega (pedido mínimo de 6 unidades, se não estou enganada). 

Adicione chia ou flocos de aveia e tá pronto um lanche de poucas calorias, nutritivo, fonte de cálcio e acima de tudo, muito saboroso! A textura dos iogurtes Do Tambo é algo divino!


E ai, sugestões de produtos a serem "desbananados"? Aguardamos sugestões!

Beijos, 

Dé e Gi ;)

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