terça-feira, 18 de novembro de 2014

Comparação entre queijos // Desbananando Rótulos

Quando se fala em queijos, nutricionalmente sempre se dá preferência aos brancos. Mas entre o queijo Minas tradicional, o Minas Light, a Ricota tradicional e a Ricota Light, qual escolher? 


A preferência nacional é pelo queijo mussarela! Mas, sempre que queremos "nos comportar" vamos ao super para comprar um queijo branco e nos deparamos com a seguinte questão: queijo minas, minas light, ricota ou ricota light? O que eu levo?

O queijo Minas é o primo ryco. Bem mais caro que a Ricota. Mas será que a Ricota não é um alimento mais rico nutricionalmente? Vamos analisar as informações nutricionais desses produtos! Vem comigo!


Primeiro: o que se busca num queijo (além de um sabor agradável, obviamente)? Queijos são boas fontes de cálcio e proteína, e procuramos isso com o menor índice de gordura - total e saturada - e sódio possíveis.

A tabela apresenta os produtos da marca Santa Clara em quantidades padronizadas de 30g. Para os queijos Minas e Ricota, essa quantidade seria o equivalente a uma fatia média. Já para os queijos mussarela e lanche, 1 e 1/2 fatia.

Analisando as informações nutricionais é fácil perceber que os queijos mussarela e lanche possuem a maior quantidade de gordura, e portanto, tem um valor calórico mais alto. Valor esse que chega a ser o dobro encontrado no queijo Minas light e na Ricota tradicional, e quase três vezes o valor energético da Ricota light na mesma quantidade. Quem deseja emagrecer deve sim dar preferência aos queijos brancos. Eis que surge a grande dúvida: vale a pena pagar mais pelo queijo Minas?

Em questão de sódio, não há diferença entre o queijo Minas e a Ricota, tanto nas versões tradicionais quanto nas versões light. Se olharmos para o cálcio, o queijo Minas Light é a melhor opção! Mas em termos de calorias, o queijo Minas light é muito parecido com a Ricota tradicional. 

Quem está numa dieta super restritiva deveria usar e abusar da Ricota Light. Ela tem apenas 1,3g de gordura em 30g de produto, e desses 1,3g apenas 0,8g são oriundos da gordura saturada.

E então, o que o Desbananando conclui? Se for para gastar mais comprando o queijo Minas, escolha a versão light. Se a dieta não permitir muitas calorias, fique com a Ricota versão light. E se você não está numa dieta super restritiva, mas gosta de se cuidar e não aguenta mais pagar quase 10 dilmas num queijo: a Ricota versão tradicional pode representar a melhor saída. 
Uma coisa é certa: deixe o mussarela e o lanche para comer bem eventualmente.

E ai, qual deles você vai escolher nas próximas compras?? Enquanto termino o post já lembro do tofu. Outra opção que merece ser analisada mais afundo. Cenas dos próximos capítulos...

Um grande beijo, 

Dé e Gi

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