quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Torta Vegana sem Açúcar // Receitas

Preparados para a torta sem açúcar e sem ingredientes de origem animal mais incrível da sua vida?!

Aviso aos alérgicos e intolerantes: também não tem nada de glúten, lactose, leite, soja ou amendoim!


É uma torta muito delicada! A base e o recheio são barbadinhas de se fazer, mas a cobertura vai exigir bastante amor. Se você não tiver muita paciência, pode optar por fazer o merengue clássico, porém, neste caso a torta deixa de ser vegana e tu vais acrescentar uma dose de açúcar que nesta não tem. Só cuidado para não deixar doce demais, pois o legal desta torta é que o recheio é beem doce (ao menos para o meu paladar) e a cobertura de "chantilly" de coco dá uma quebrada bem legal. 

Ingredientes:

Base

° Castanha de caju sem sal - 1 1/2 xíc. 

° Amêndoas - 1 1/2 xíc.

° Tâmaras picadas - 6 unidades grandes ou 3/4 de xícara

° Óleo de Coco - 2 col. sopa

° Pitada de Sal

Recheio - Falso Caramelo

° Tâmaras - 3 xícaras

° Leite Vegetal  - 1 xícara

° Essência de Baunilha - 1 col. sopa

° Pitada de sal


Cobertura

° 4 garrafas de Leite de Coco Integral 
° Óleo de Coco - 4 col. sopa
° Essência de Baunilha

*A essência de baunilha você pode comprar pronta ou fazer uma. Eu comprei as favas de baunilha no Mercado Público e fiz uma. Uma essência boa mesmo de baunilha pode durar uns 3 meses para ficar pronta, mas eu fiz uma versão em 10 minutos. Foi assim: Peguei uma fava, 1-2 colheres sopa de vodka e uma ou duas colheres de sopa de leite vegetal e coloquei para ferver. Deixei fervendo até ficar pegajoso. 

* As garrafas de leite de coco você deve despejar em um recipiente de vidro e deixá-las ao menos uma noite no congelador. Depois deixar descongelar levemente na geladeira. O óleo de coco vai ajudar a mistura a ficar mais durinha em temperatura ambiente. Não compre o leite de coco light, pois a gordura será necessária para essa receita. Essa parte, como disse no início, exige amor. Você vai ter que fazer um jogo de congelador e geladeira e misturar de vez em quando com um mixer para deixá-la o mais cremosa possível. Caso crie uma espécie de soro, descarte-o.

VAMOS COMEÇAR?!

1. Separe uma forma de silicone ou uma forma com fundo removível. Também tenha em mãos papel manteiga e um processador.

2. Forre a forma com o papel manteiga. Se for forma de silicone creio que não precise. 
.
3. Vamos começar a fazer a base da torta. Vá colocando aos poucos os ingredientes no liquidificador. Pique bem as tâmaras, pois elas tem bastante fibra e podem demorar para ser trituradas. Bata até chegar numa consistência de pasta, que dê para montar na forma.


A forma pronta vai ficar assim, leve para o congelador enquanto preparamos a segunda parte.



4. Hora de preparar o nosso recheio delícia! Pique bem as tâmaras e coloque elas aos poucos no processador, junto com o leite. Cuidado para não colocar leite demais! Talvez não precise usar tudo. Já as tâmaras é melhor comprar a mais, pois caso a forma seja grande e as tâmaras pequenas, pode ser que a quantidade seja insuficiente.  

Olha como vai ficar:


5. Espalhe o recheio pela forma e, novamente, leve para o congelador.

6. Vamos dar uma olhada no nosso chantilly de coco?
Olha como ele tem que ficar, (não babe)! :)


7. Depois de algumas horas com a forma no congelador você pode picar algumas bananas e colocar em cima do recheio de tâmaras com algumas gotinhas de limão para não escurecer. 
Logo em seguida despeje nosso chantilly de coco por cima. Deixe mais uns minutos no congelador para ter certeza que o chantilly vai ficar firme. Repararam que uma parte está sem banana? Tenho uma sobrinha que odeia hehehe. Vamos respeitar, né?!

                             

Por cima, peneire cacau em pó sem açúcar!

E VOILÀ!


A torta foi feita para comemorar o aniversário da minha irmã, por isso a velinha! hihi

Abraços,
Qualquer dúvida, grita!

Gi e Dé! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário