sábado, 4 de outubro de 2014

Torta de Banana e Doce de Leite // Receitas


Quem resiste a uma deliciosa Torta de Banana com Doce de Leite? O Desbananando ensina hoje uma receita simples de uma torta que parece ser super complicada.


Torta de Banana com Doce de Leite

Fiz essa torta no dia do meu aniversário. E só eu sei o momento prazeroso que tive, preparando a torta e ouvindo uma boa música. Aliás, uma dica pra quem usa o Super Player: a playlist "Coolzinhando" é demais! Ouvir Louis Armstrong cozinhando é algo meio divino.

Mas bom, vamos à receita:

Para a massa: 
250g de manteiga em temperatura ambiente
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher sopa fermento em pó

Para o recheio:
Bananas fatiadas (eu usei umas 6 bananas grandes)
400g de doce de leite

Mais uma dica: usei o doce de leite da Aviação, mas ele não é o ideal para essa torta pois com o calor ele fica meio líquido demais. O ideal é um doce de leite mais grossinho, tipo Mumu.

Para a farofa:
4 colheres sopa manteiga (usei com sal, dá um leve - quase imperceptível - contraste com o sabor doce da torta)
1 xícara de açúcar mascavo (eu até sugiro colocar um pouco menos, pois como a torta é bem doce, a farofa não precisa ser tanto)
1 xícara de farinha de trigo
Canela em pó a gosto

Eu comprei apenas um tablete de manteiga, ou seja, tinha 200g para a receita inteira. Usei 3 colheres de sopa para a farofa e o restante para a massa. Dos 250g que pedia a receita da massa, devo ter utilizado uns 175g e deu tudo certo. Óbvio que eu senti que a massa não pegava ponto tão facilmente, e foi um pouco mais trabalhoso colocar a massa na forma mas eu tava interessada em reduzir um pouco o valor energético da torta. No final das contas reduzir esses 75g de manteiga, representou uma redução de, aproximadamente, 500 calorias na preparação final. E o sabor ficou maravilhoso igual! Ou seja, na minha opinião, os 250g + as 4 colheres de sopa que a receita inteira levaria é um exagero. 

Modo de preparo:
1) Comece fazendo a farofa. Em um recipiente coloque todos os ingredientes e misture com os dedos até obter uma farofinha. Reserve.
2) Para a massa misture todos os ingredientes (eu peneirei a farinha) até obter uma massa homogênea. Pode iniciar misturando com uma colher, mas depois é com as mãos mesmo que seguimos. Abra a massa em uma forma de fundo removível de aproximadamente 30cm de diâmetro. Preencha o fundo e as laterais. Leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos ou até dar aquela primeira "bronzeada".
3) Retire a massa do forno e acrescente as bananas picadas e em seguida o doce de leite. Por cima, coloque a farofa e leve ao forno novamente. Mais uns 40min mais ou menos.
4) Espere esfriar para cortar e para que o doce de leite esteja na consistência correta. 

Óbvio que eu não esperei! Cortei enquanto ainda estava quentinha e hmmm, dá água na boca de lembrar. Ficou deliciosa. Paguei o preço por ter sido gulosa. Como o doce de leite ainda não tinha esfriado, ele ficou um tanto líquido e escorreu da torta, sujando a forma. Fiquei super triste de ter que pegar uma colher e comer aquele doce de leite que escorreu. #SQN


Torta de Banana com Doce de Leite

É isso gente! Quem provou a torta adorou!

Beijos, 
Dé e Gi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário