quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eggs Benedict // Receitas

Um clássico dos clássicos! Já ouviu falar de Eggs Benedict? Se já conhece, certamente o ama. Se não conhece, vai passar a amar. Eggs Benedict é assim, puro amor!




Eggs Benedict, ou ovos beneditinos (que traduçãozinha mais weird, convenhamos) é daquelas receitas que você acha que não vai dar em nada, mas quando experimenta se apaixona! Não é à toa que é tão famosa. Ela faz parte de qualquer brunch americano mas o prato original leva English Muffins. Como é super difícil encontrá-los aqui no Brasil, vamos facilitar! Sabe aquele pão que é vendido para fazer torta-fria? É esse mesmo que vamos utilizar!

Antes de montar o prato precisamos preparar um molho holandês (errôooo) e dois ovos pochê.

Como fazer o molho holandês:
° 100g de manteiga
° 1 gema
° ½ colher (sopa) de vinagre
° Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Derreta a manteiga no microondas e reserve. Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver. Junte a gema e o vinagre numa tigela (uma que caiba certinho na panela, pois o preparo envolve um banho-maria) e mexa com um fuê para incorporar. Adicione 1 colher de sopa da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria.
Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida lentamente, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho. Precisa estar quente. Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho. Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Como fazer o ovo pochê:
° 2 ovos

Modo de preparo:
Para fazer os ovos pochê, leve uma panela alta com bastante água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo. Recorte 4 quadrados de papel filme de 30 x 30cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado, para que forme uma trouxinha. 
Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares. Isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito. Passados 3 minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água. Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita o procedimento com o outro ovo e reserve. 


Agora vamos à montagem do prato:
° 2 fatias de lombo defumado (os Eggs Benedict autênticos levam bacon, você pode escolher)
° 2 fatias de pão para torta fria
° Sal (a gosto)
° Folhas de manjericão (a gosto)
° Óleo para untar

Aqueça uma frigideira média e coloque um fio de azeite de oliva. Coloque as fatias de lombo defumado e doure dos dois lados. Reserve. Leve à torradeira ou forno quente as fatias de pão, apenas para aquecer. Coloque uma fatia de pão no prato e espalhe um pouco de molho holandês. Por cima, coloque algumas fatias do lombo e os dois ovos pochê. Regue com mais molho, salpique folhas de manjericão e, se quiser, polvilhe páprica a gosto. 



Hmmm, água na boca! Bom apetite!

Beijos, 
Dé e Gi ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário