segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Desbananando o Gourmezisse // Receitas

Desbananando e Gourmezisse trazem pra você uma receita diferente. Quem ai já preparou um cogumelo recheado? Hmm, deixe-se apaixonar por esse Portobello Recheado com Atum!


Para quem não conhece, o Gourmezisse - Saborido e Prazenteiro, é uma página de receitas fáceis e rápidas, inventadas, reproduzidas e adaptadas pela queridíssima Priscila Mello. Já acompanho o Gourmezisse há um tempo e já vi muitas dicas bacanas! Vale o "like" galera!

Bom, o Gourmezisse fez uma receita especial para o Desbananando! E nós retribuímos calculando a informação nutricional da preparação. Trata-se de um cogumelo Portobello recheado com atum. A receita me lembrou muito o cogumelo servido pelo chef Lawrence Andreis na última edição do comida de rua. Lawrence serviu um cogumelo Grand Blanc recheado com Geleia de Bacon e Gorgonzola. Hmm, salivando aqui só de lembrar. 

Primeiro, a receita:

INGREDIENTES:

° 4 cogumelos Portobello
° 100g de requeijão light (25g para cada cogumelo)
° 1 lata de atum defumado (sempre prefira aquele conservado em água)
° 1/2 cebola picada
° 1 dente de alho picado
° cebolinha verde a gosto
° queijo mussarela light ralado grosso

MODO DE PREPARO

1. Limpe os cogumelos com um pano úmido ou uma escovinha. Não lave em água corrente pois eles são como uma esponja, absorvem muita água.

2. Retire e pique os talos. Reserve.

3. Refogue a cebola e o alho com um fio de azeite de oliva. Acrescente o atum e por último os talos. Tempere com sal e reserve.


4. Coloque uma pitadinha de sal dentro dos cogumelos, espalhe 25g de requeijão light e coloque o refogado de atum. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 20 minutos a 200°C.

5. Retire do forno, acrescente o queijo ralado (aproximadamente 10g - 1/2 fatia por cogumelo), a cebolinha e sirva! Quem preferir pode levar por mais alguns minutinhos ao forno para derreter o queijo.


A preparação é uma ótima opção de lanche rápido ou até de jantar. Acompanhe na tabela os macro e micronutrientes presentes:


Uma receita nutritiva, saudável e de certo ponto, exótica. Afinal não é todo dia que se come um cogumelo recheado. Ótima fonte de proteína, cada cogumelo contém praticamente 15g do macronutriente mas cobiçado do momento. Vale lembrar que nosso organismo consegue absorver aproxidamente 25g de proteína por refeição. Ou seja, não adianta querer comer 200g de proteína de uma só vez ou tomar 4-5 scoops de whey, nosso corpo tem um limite. 
Além da proteína, vale destacar o baixo percentual de gordura. Se não tivéssemos acrescentado queijo à preparação, ela provavelmente teria uma quantidade menor ainda. O cogumelo em si tem apenas proteína e carboidrato. Entrando nos micronutrientes, percebe-se que a receita pode ser uma boa fonte de cálcio para aqueles que não conseguem tomar seus 4 copos de leite diários (sim, para fechar a recomendação de cálcio de 1000mg diários são necessários 4 copos de leite). A preparação também possui uma boa quantidade de ferro, fósforo, potássio e zinco. Uma pena o sódio um tanto alto.


Obviamente, adaptações podem ser feitas. Se você acha que o atum não casa bem com o cogumelo, tente frango desfiado. Se quiser colocar os dois pés de vez na jaca, tente trocar o requeijão light por cream cheese. Só não esquece de compensar nos exercícios depois, afinal cream cheese é dos deuses mas a gordura que ele carrega consigo não...

Esperamos que tenham curtido! Acessem a página do Gourmezisse e se deliciem com as mais diversas opções de receitas!

Bom fim de domingo a todos!

Dé e Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário