quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Comida de Rua - parte 1 // Desbananando Eventos

Os eventos gastronômicos a céu aberto finalmente caíram nas graças do povo gaúcho. O que já é realidade há muito tempo em outros locais, agora também faz parte do nosso dia-a-dia. E como não se apaixonar pela oportunidade de experimentar alta gastronomia ao ar livre e com preços camaradas?



A Zero Hora resumiu bem o que é a comida de rua gourmet: "Junte um punhado de mentes inquietas, dezenas de chefs de cozinha querendo se aproximar da comunidade, meia dúzia de espaços públicos mal utilizados, milhares de porto-alegrenses famintos por novidade e uma pitada de coragem. Misture tudo sem medo e mexa com cuidado. Sirva em um final de semana de sol."
Depois do Piquenique Noturno com os Chefs, em 2012, os eventos começaram a pipocar por todas as partes de Porto Alegre. O bairro Bom Fim tem o Bom Fim Food Park, e na Praça da Alfândega acontece o evento mais famoso: o Comida de Rua, que já está na sétima edição.

O Desbananando foi conferir o evento no domingo e adorou o que viu e provou. Vamos ao que interessa!

Quem nos recebeu primeiro foi Julio Cefis, que é chef do restaurante The Raven. Julio, simpatissíssimo, conversou bastante com a gente e explicou o prato que servia: Picanha de cordeiro ao vinho e frutas vermelhas sobre purê de batatas ao toque de chocolate branco. Isso que eu chamo de começar com o pé direito! O purê era sensacional e casava absurdamente bem com o molho de vinho e frutas vermelhas. O cordeiro tinha alguns pedaços grandes demais, mas quem se importa! 


Picanha de cordeiro ao vinho, Julio Cefis

Em seguida foi a vez dos meninos do Woking Thai in Box nos impressionar com seu Woking Fried Rice. Arroz jasmim frito na wok (que nem deveria ser chamado de frito, mas anyway) com frango, vegetais e molho banghok. O Gabriel Gandolfi nos explicou que o arroz jasmim tem aquele aroma todo especial por ser cultivado próximo a plantações de jasmim e inclusive não é fácil encontrá-lo à venda por aqui. O prato era razoavelmente apimentado e pra quem gosta de pimenta, tanto quanto a gente, nada mais perfeito. Saudável, apimentadinho, fonte de proteína, fibras, enfim nota mil meninos!


Woking Fried Rice, Marcelo Mancuso e Gabriel Gandolfi

Ai chegou a hora de provar um burguer! A fila do Thor Burguer, criação do chef Ruiz Penz Pacheco, era uma das maiores, desde o início da feira. Isso é bom sinal!
Ruiz, que atualmente trabalha no Lagom do Bom Fim, apresentou um hambúrguer bem tradicional, estilo americano, com pão com gergelim, maionese com orégano, queijo provolone e cebola na cerveja stout. Ah, nada como um bom burguer!

Thor Burguer, Ruiz Penz Pacheco

Do burguer vamos à pizza! O Pizza Sessions, do chef Gui Lacerda foi mais uma boa surpresa da feira pra gente! O Gui é estudante de nutrição e conversou muito com a gente. É super bacana a consciência ecológica que ele tem em tudo que faz. Na feira, estava servindo dois sabores de pizza: cebolinha caramelizada com gorgonzola e zuchhini ao alecrim finalizado com aceto balsâmico. Gui utiliza apenas farinha orgânica e é adepto da fermentação natural (que deixa a massa deliciosíssima!). A Dé experimentou a com gorgonzola e a Gi a vegana de abobrinha. Ambas aprovamos o que experimentamos. Casou muito porque a Gi ama alecrim e já a Dé não é muito fã. A Dé como é  pizza-maníaca, elegeu a pizza de cebolinha caramelizada como um dos seus pratos preferidos! 


Pizza zuchhini ao alecrim e cebolinha caramelizada com gorgonzola


Gui Lacerda, do Pizza Sessions com as nutris do Desbananando

Depois dessa comilança toda foi hora de dar um tempo. Ai vem o Pedro, o designer do Desbananando, com os Bolinhos de Feijão da Letícia Silva. A Letícia é professora de gastronomia do SENAC e a gente queria muito conversar com ela, mas o tempo foi curto. O trio de bolinhos recheados foi super aprovado! Vinha com uma couve crocante deliciosa também.

Bolinhos de Feijão, Leticia Silva

No próximo post continuamos contando como foi o Comida de Rua, #Afeira7. Tá gostoso né?

Aguardem, 

Dé e Gi ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário