quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bolo de Cenoura // Receitas

Bolos de Cenoura costumam embatumar só em 97% das vezes. Se isso te representa, testa essa receita aqui!


Quem me conhece sabe que eu sou grande admiradora da Rita Lobo, que apresenta o programa Cozinha Prática, no GNT. Formada em gastronomia nos EUA, pelo ICE (Institute of Culinary Education), Rita começou a escrever sobre comida em 1995, no jornal Folha de São Paulo. Em 2000, lançou o Panelinha, primeiro site de receitas testadas exclusivamente para internet brasileira. 

As receitas que Rita ensina no programa tem uma característica marcante: são extremamente fáceis de preparar. E isso é fantástico nos dias de hoje. Não é preciso ser um chef para conseguir reproduzir suas preparações. Além disso, Rita sempre fornece os ingredientes em medidas caseiras, o que facilita (e muito) a nossa vida.

Semana passada Rita ensinou um Bolo de Cenoura (feito no liquidificador). Eu particularmente nunca havia acertado um bolo de cenoura. Sempre embatumava. Sem-pre! Resolvi tentar novamente! E não é que ficou uma delícia?

Bolo de Cenoura
Ai você deve estar se perguntando "mas que corte mais louco é esse?". Essa é a melhor forma de cortar um bolo! Você corta uma fatia na parte interna do bolo e serve para seus convidados. Na próxima vez que cortar, faça o mesmo, mas no sentido contrário, formando um círculo perfeito novamente. Assim ele nunca fica seco (deixei aberto só para mostrar na foto, depois juntei as duas partes). 

Vamos à receita:

Ingredientes:
3 cenouras
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (eu usei açúcar mascavo e ficou super bom!)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal
1 colher (chá) de manteiga

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma forma redonda de 23cm de diâmetro e sete centímetros de altura com manteiga, usando um papel toalha para espalhar. Polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso.

2. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve.

3. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque. Descarte a extremidade superior (onde fica a rama) e corte as cenouras em rodelas.

4. Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de cinco minutos).

5. Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo.

6. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.


Quem estiver “up to no good” ainda pode fazer a calda de chocolate.

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de água

Modo de preparo:
1. Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame.

2. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta.

3. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir.


Nesse link (http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-chocolate.htm) você encontra o vídeo da receita! Quem visitar o site aproveita para dar uma olhadinha nas outras receitas. Tem muita coisa boa pra fazer!

Boa noite a todos!

Dé e Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário