terça-feira, 19 de agosto de 2014

Desbananando e Palpitadas.com // Receitas

O Desbananando se uniu ao Palpitadas.com para trazer para vocês leitoras uma receita maravilhosa!


Na semana passada o site Palpitadas.com postou uma receita que nos deixou de boca aberta: Creme de Mandioquinha com Ricota
Imagina esse creme, quentinho, servido nesse pão italiano! É simplesmente irresistível! De comer escutando Piaf. Bem acompanhado. E tomando um bom vinho. 



Pra quem não conhece, o Palpitadas.com traz notícias, dicas e opiniões voltadas para as áreas da Cultura, Beleza, Gastronomia, Qualidade de Vida, Moda, Saúde e Viagens (ou seja, as meninas dão palpites em praticamente todos os assuntos que mais nos interessam). As "palpiteiras" são Patrícia Castro e Stéphanie Perrone, ambas jornalistas, cada uma atuando num ramo diferente. 

/// Para acessar a receita na íntegra, acesse: http://www.palpitadas.com/conheca-os-beneficios-da-mandioquinha/

A mandioquinha também é conhecida por batata-baroa, aipim branco, cenoura amarela e batata-salsa. Em inglês a denominação é mais estranha ainda: arracacha. Trata-se de um alimento riquíssimo em diversos micronutrientes (vitaminas e sais minerais) e boa fonte de energia - as raízes da planta apresentam cerca de 25g de carboidrato a cada 100g.
Os maiores produtores brasileiros são Paraná e Minas Gerais, e o Estado de São Paulo representa o principal mercado brasileiro.

O Desbananando analisou a lista de ingredientes do Creme de Mandioquinha com Ricota do Palpitadas.com e calculou a informação nutricional da refeição. Dá um confere ai na tabela:


Os ingredientes listados na receita rendem 3 porções. Cada porção tem aproximadamente 260 calorias. Pode ser uma bela, nutritiva e pouco calórica opção de jantar para quem está tentando perder uns quilinhos. Para aqueles que estão em dia com a balança vale a pena investir em algumas iscas de filé ou qualquer fonte proteica que lhe pareça interessante com o prato. Vale também dar umas beliscadas no pão! 
  
A mandioquinha garante uma atrativa quantidade de fibra por porção: 3,2 g. Além disso é riquíssima em potássio! Uma porção do creme tem cerca de 715 mg do mineral. Pacientes com insuficiência renal devem evitar alimentos com muito potássio, então fique de olho!
A ricota, por sua vez, fornece uma boa quantidade de cálcio para a refeição: são 34mg a cada 1/3 da receita! Além de potássio e cálcio, a receita é boa fonte de fósforo e magnésio! 

E ai, já usou a mandioquinha nas tuas preparações? Um purê de mandioquinha tem seu valor!

Um beijão
Dé e Gi ;)


Referências:
PIRES, Tatiana da Costa Raposo; VEIGA, Erika Matos da  e  FINARDI FILHO, Flávio.Enzimas amilolíticas de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza Bancroft.). Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2002
HENZ, Gilmar Paulo  e  REIFSCHNEIDER, Francisco José B.. Modernização das embalagens da mandioquinha-salsa e sua comercialização no atacado paulista.Hortic. Bras. [online]. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário