sábado, 10 de maio de 2014

MASSA INSTANTÂNEA! // Industrializados

Vamos falar de... MASSA INSTANTÂNEA!


Afinal, quem nunca? Quem nunca chegou tarde em casa, cansada do longo dia, abriu a geladeira e... nada. Abriu o armário e viu aquela massinha tão inofensiva que fica pronta em 3 minutos. Quer algo mais perfeito que isso?


Então vamos ver se ela é tão perfeita assim.


Primeiro ponto: você já se perguntou por que a maioria das massas leva 9 -10 minutos para cozinhar e o miojo fica pronto em apenas 3 minutos?

Meus amores, isto acontece porque o macarrão instantâneo é pré-cozido e depois FRITO (para que retorne a ficar “sequinho”). Este processo, faz com que o miojo absorva a gordura da fritura, acrescentando,  aproximadamente 115 calorias e 15g de gordura (!) quando comparado a um espaguete comum.
Além de não conter nada de fibra, o miojo apresenta uma quantidade absurda de sódio. Isso vale para a versão com tempero e também para o pacote sem tempero de 500g (foto abaixo). 

Levando em consideração que a maioria das massas não tem nada de sódio, o miojo deve ser a última opção. Sempre! Dá uma olhada na lista de ingredientes da belezura:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, sal, reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio, estabilizantes tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico e corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.

Resumindo: sal e gordura. Agora imagina adicionar aquele tempero ("pozinho") gostosinho que vem junto:

Sal, farinha de arroz, açúcar, cebola em pó, condimento à base de extrato de levedura, carne de galinha em pó, alho em pó, condimento preparado sabor pimenta branca, cúrcuma em pó, condimento preparado sabor galinha caipira, salsa triturada, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico, antiumectante dióxido de silício, aromatizantes e corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.

Em um pacotinho tão pequeno cabe tudo isso ai? kkkk

Só para relembrar, a OMS recomenda um consumo inferior a 2000mg/dia. Comendo a massa (pacote 80g) com o tempero estamos ingerindo 1522mg de sódio. Quase a totalidade do que você deveria ingerir no dia inteiro, em um produto somente. 
E então, qual a saída para aqueles momentos ingratos em que a fome bate e as opções são poucas? Sinceramente, it's complicated. Use a criatividade. Tenha alimentos-chave em casa. 
E não, não compre as massas instantâneas! Compre massas do tipo penne, parafuso, etc. Elas podem ser feitas em pequenas porções e ficam prontas rapidinho também! 

Beijinhos, 

Gi & Dé!









2 comentários:

  1. Já viram a massa instantânea orgânica mãe terra? Segundo o fabricante não é frita, tem 66% farinha integral...infelizmente o tempero ainda tem uma tonelada de sódio, mas...sem gordura hidrogenada (segundo a embalagem)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vimos sim!! Podemos fazer uma análise mais detalhada dela no blog, o que acha, Jonas?

      Excluir