quinta-feira, 15 de maio de 2014

Terrorismo nutricional // Discussões

Sophie Deram deu, recentemente, um belo depoimento para o Gazeta Online. Ela traçou um panorama atual da influência da nutrição na vida das pessoas. Para ela, nós vivemos hoje um terrorismo nutricional onde comer é um ato totalmente estressante e fonte de profunda culpa. Vamos discutir um pouco essa questão?


O Desbananando também quer servir de fonte de divulgação de bons textos, boas ideias, bons profissionais. Pessoas que nos inspiram a continuar e que nos abrem os olhos para pontos que não havíamos refletido ainda.

A nutricionista francesa e brasileira registrada, que possui doutorado em Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, Sophie Deram parece ser uma simpatia em pessoa. No último dia 5 de maio, o Gazeta Online publicou uma matéria/entrevista com Sophie e desde então, o link já foi compartilhado por muitas profissionais da área e pessoas comuns que se identificaram com o ponto de vista da francesa.

Sophie toca em muitos assuntos-chave e tem uma visão muito prática e verídica da nossa realidade.
Gazeta Online
Segundo ela, a nossa maior preocupação enquanto nutricionistas deveria ser em ajudar nosso paciente a recuperar a sensação de fome e saciedade e o comer sem culpa. Ela defende a ideia de que as pessoas deveriam ter uma consciência maior do que estão sentindo. Se tem fome, devem comer. Se não tem fome, devem parar de comer. Ok, já sei. Vocês deve estar pensando "É, mas não é tão simples assim." Nós sabemos disso. Não é simples pra ninguém. No entanto, existem algumas estratégias que podem nos ajudar a desenvolver esse "Mindful eating" (comer consciente). A primeira delas é entender que dietas restritivas não nos servem. Podem dar um retorno a curto prazo, mas as consequências negativas que elas trazem não compensam o sacrifício. Comer é um dos grandes prazeres que a vida nos proporciona e assim como qualquer outra coisa, tem que ser encarado com equilíbrio. Criar hábitos saudáveis é essencial. Essencial para que você mantenha a saúde em dia e possa, de tempo em tempo, se lambuzar com um delicioso brownie de chocolate com sorvete (e o melhor, sem culpa!). 


Gazeta Online
Alimentos verdadeiros. Esse é um ponto importantíssimo! A sua alimentação tem alimentos verdadeiros? Temos que deixar de ser reféns dos industrializados, comer mais alimentos que vem da natureza (e não produtos, como falamos no post anterior). Cozinhar! Desenvolver nosso lado gourmet é extremamente necessário. E qualquer um pode cozinhar! 
O resto, todo mundo já sabe... Praticar exercícios regulares (encontrar aquele esporte que te dê prazer e que te faça sorrir). Ter uma boa noite de sono. Blábláblá.

Sophie deram plantou uma sementinha na nossa cabeça. Esse pensamento genuíno que ela tem da nutrição tem que ser discutido. Refletido. A alimentação deve ser algo que nos traga prazer e não pode, de maneira alguma, continuar sendo esse terrorismo todo. Sugerimos que você perca 5 minutos do seu dia e leia a entrevista dela na íntegra.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/05/entretenimento/cultura_e_famosos/1486010-vivemos-hoje-um-terrorismo-nutricional-as-pessoas-nao-sabem-mais-o-que-comer--diz-sophie-deram.html

Se possível e se houver interesse, assista esse video. Um TED sobre "O peso das dietas" que Sophie Deram fez em 2013.



Esperamos que tenham gostado do post!
Um grande beijo, 

Dé e Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário